A Faculdade Metropolitana do Cariri reflete o esforço de conceber a Instituição em sua totalidade, a partir de uma visão que a insere no plano nacional e regional alinhá-la à nova era e baseada num ambiente que busca autonomia para tornar-se uma instituição inovadora e de expressão regional, com dimensão compatível com o atual estágio de desenvolvimento e com as necessidades futuras que a realidade local impõe.
A missão e a concepção da Instituição visam as seguintes ações estratégicas gerais:
- Crescimento para mudar e consolidar o papel da Instituição no ensino superior local e da região Nordeste;
- Inovação para “incubar” e disponibilizar soluções inovadoras no sentido de resolver os graves problemas estruturais da região;
- Consolidação Institucional para tornar o conjunto de ações da Faculdade Metropolitana do Cariri num sistema altamente integrado, com presença efetiva e visível em todos os campos de conhecimento que ela atuar, nos próximos cinco anos;
- Autossustentação das atividades administrativas e acadêmicas e das ações estratégicas a médio e longo prazo.
A Instituição compreende como essencial contribuir para o desenvolvimento da sociedade, além de atender seus alunos, docentes, colaboradores e parceiros com excepcionalidade, abrindo espaços de inclusão e de transformação social, conforme estabelecido em sua missão Institucional.
É importante ressaltar que a FAMEC é uma instituição que está em seus primeiros anos de funcionamento, e, apesar de ser a complementação educacional de um trabalho de 10 anos iniciado pelo seu diretor, enfrenta as dificuldades comuns com as quais as IES em seu início se deparam.
O histórico da Faculdade Metropolitana do Cariri é feito, portanto, de sonhos e ideais que estão sendo transformados em realidade mediante a vocação educacional de seus criadores.
A FAMEC tem como objetivo geral, em consonância com sua missão, “promover ações diferenciadas na qualificação pessoal e capacitação profissional de excelência, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade no atendimento diferenciado da sua clientela, abrindo espaços de inclusão e de transformação social”.